* Este blog não é nota oficial do Instituto Compartilhar.É administrado por mãe de aluno e não tem ligação direta com o Instituto .

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fundamentos : Ataque


O ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola. 
O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária,
conquistando deste modo o ponto em disputa. 
Para realizar o ataque, o jogador dá uma série de passos contados ("passada"),
salta e então projeta seu corpo para a frente, 
transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do contato.
O voleibol contemporâneo envolve diversas técnicas individuais de ataque:

Ataque do fundo: ataque realizado por um jogador que não se encontra na rede, ou seja, por um jogador que não ocupa as posições 2-4. O atacante não pode pisar na linha de três metros ou na parte frontal da quadra antes de tocar a bola, embora seja permitido que ele aterrisse nesta área após o ataque.  

Diagonal ou Paralela: indica a direção da trajetória da bola no ataque, em relação às linhas laterais da quadra. Uma diagonal de ângulo bastante pronunciado, com a bola aterrissando na zona frontal da quadra adversária, é denominada "diagonal curta".  

Cortada ou Remate: refere-se a um ataque em que a bola é acertada com força, com o objetivo de fazê-la aterrissar o mais rápido possível na quadra adversária. Uma cortada pode atingir velocidades de aproximadamente 200 km/h.  

Largada: refere-se a um ataque em que jogador não acerta a bola com força, mas antes toca-a levemente, procurando direcioná-la para uma região da quadra adversária que não esteja bem coberta pela defesa.  

Explorar o bloqueio: refere-se a um ataque em que o jogador não pretende fazer a bola tocar a quadra adversária, mas antes atingir com ela o bloqueio oponente de modo a que ela, posteriormente, aterisse em uma área fora de jogo.  

Ataque sem força: o jogador acerta a bola mas reduz a força e consequentemente sua aceleração, numa tentativa de confundir a defesa adversária.  

Bola de xeque: refere-se à cortada realizada por um dos jogadores que está na rede quando a equipe recebe uma "bola de graça"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo... deixe aqui sua opinião/perguntas sobre o blog,as postagens,o vôlei...ofensas não serão aceitas!