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terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fundamentos em prática (rodizío)

No início de cada set, o jogador que ocupa a posição 1 realiza o saque, e, 
acerta a bola com a mão tencionando fazê-la atravessar o espaço aéreo delimitado pelas duas antenas 
e aterrissar na quadra adversária.


Os oponentes devem então fazer a bola retornar tocando-a no máximo três vezes,
e evitando que o mesmo jogador toque-a por duas vezes consecutivas.
O primeiro contato com a bola após o saque é denominado recepção ou passe,
e seu objetivo primordial é evitar que ela atinja uma área válida do campo. 


Segue-se então usualmente o levantamento, 


que procura colocar a bola no ar de modo a permitir que um terceiro jogador realize o ataque, 
ou seja, acerte-a de forma a fazê-la aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto.


No momento em que o time adversário vai atacar, 
os jogadores que ocupam as posições 2, 3 e 4 podem saltar e estender os braços, 
numa tentativa de impedir ou dificultar a passagem da bola por sobre a rede. 
Este movimento é denominado bloqueio, e não é permitido para os outros três atletas 
que compõem o restante da equipe.


Em termos técnicos, os jogadores que ocupam as posições 1, 6 e 5
só podem acertar a bola acima da altura da rede em direção à quadra adversária 
se estiverem no "fundo" de sua própria quadra. 
Por esta razão, não só o bloqueio torna-se impossível, 
como restrições adicionais se aplicam ao ataque. 
Para atacar do fundo, o atleta deve saltar sem tocar com os pés na linha de três metros
ou na área por ela delimitada; o contato posterior com a bola, contudo,
pode ocorrer no espaço aéreo frontal.
Após o ataque adversário, o time procura interceptar a trajetória da bola 
com os braços ou com outras partes do corpo 
para evitar que ela aterrisse na quadra. 


Se obtém sucesso, diz-se que foi feita uma defesa, e seguem-se novos levantamento e ataque.
O jogo continua até que uma das equipes cometa um erro 
ou consiga fazer a bola tocar o campo do lado oponente.
Se o time que conquistou o ponto não foi o mesmo que havia sacado, 
os jogadores devem deslocar-se em sentido horário, 
passando a ocupar a próxima posição de número inferior à sua na quadra
(ou a posição 3, no caso do atleta que ocupava a posição 4). 
Este movimento é denominado rodízio.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma partida de Vôlei...

As partidas de voleibol são confrontos envolvendo duas equipes disputados em ginásio 
coberto ou ao ar livre conforme desejado.


O campo mede 18 metros de comprimento por 9 de largura (18 x 9 metros),
e é dividido por uma linha central em um dos lados de nove metros que constituem as quadras de cada time. O objetivo principal é conquistar pontos fazendo a bola encostar na sua quadra 
ou sair da área de jogo após ter sido tocada por um oponente.


Acima da linha central, é postada uma rede de material sintético a uma altura de 2,42 m para homens
ou 2,24 m para mulheres (no caso de competições juvenis, infanto-juvenis e mirins, as alturas são diferentes). 
Cada quadra é por sua vez dividida em duas áreas de tamanhos diferentes (usualmente denominadas "rede" e "fundo") por uma linha que se localiza, em cada lado, a três metros da rede ("linha de 25 metros").


No voleibol, todas as linhas delimitadoras são consideradas parte integrante do campo. 
Deste modo, uma bola que toca a linha é considerada "dentro" (válida), e não "fora" (inválida).
Acima da quadra, o espaço aéreo é delimitado no sentido lateral 
por duas antenas postadas em cada uma das extremidades da rede. 
No sentido vertical, os únicos limites são as estruturas físicas do ginásio.
Caso a bola toque em uma das antenas ou nas estruturas físicas do ginásio, 
o ponto vai automaticamente para o oponente do último jogador que a tocou.


A bola empregada nas partidas de voleibol é composta de couro 
ou couro sintético e mede aproximadamente 65 cm de perímetro. 
Ela pesa em torno de 270g e deve ser inflada com ar comprimido a uma pressão de 0,30 kg/cm².


domingo, 25 de setembro de 2011

Fundamentos : Defesa

A defesa consiste em um conjunto de técnicas 
que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário. 
Além da manchete e do toque, algumas das ações específicas que se aplicam a este fundamento são:

Peixinho: o jogador atira-se no ar, como se estivesse mergulhando,
para interceptar uma bola, e termina o movimento sob o próprio abdómen.

Rolamento: o jogador rola lateralmente sobre o próprio corpo após ter feito contato com a bola.
Esta técnica é utilizada, especialmente, para minimizar a possibilidade de contusões após a queda que é resultado da força com que uma bola fora cortada pelo adversário. 



Martelo: o jogador acerta a bola com as duas mãos fechadas sobre si mesmas, como numa oração.
Esta técnica é empregada, especialmente, para interceptar a trajetória de bolas que se encontram a uma altura que não permite o emprego da manchete, mas para as quais o uso do toque não é adequado, pois a velocidade é grande demais para a correta manipulação com as pontas dos dedos.

sábado, 24 de setembro de 2011